4 maneiras de promover o nascimento de neurônios em seu cérebro

Você sabe o que é neurogênese?

É o processo de formação de novos neurônios no cérebro, provenientes de células-tronco neurais e progenitores neurais. Ele ocorre principalmente antes de nascermos, no útero.

Dito isto, lá atrás, nos anos 1960, pesquisadores descobriram que a neurogênese ocorre em adultos em duas partes do nosso cérebro: no bulbo olfativo, responsável pelo nosso olfato, e no hipocampo, responsável pela memória, navegação espacial e processamento emocional.

Os cientistas sabem, por exemplo, que 700 milhões de neurônios são produzidos por dia no hipocampo, o que significa que quando alcançamos a idade de 50 anos, trocamos totalmente os neurônios com os quais nascemos por novos neurônios adultos.

Mas como promover o crescimento de neurônios na vida adulta? Dá para fazer isso de propósito?

Sim!

Ao longo do tempo, algumas pesquisas científicas descobriram processos que promovem a neurogênese em idade adulta.

Este artigo reúne quatro atividades – sendo que algumas delas podem ser coisas que você já faz diariamente – capazes de desencadear o crescimento de neurônios em seu cérebro.

Jejum intermitente

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Stanford (EUA) em 2015 analisou a ligação entre neurogênese e jejum intermitente.

A restrição calórica e o jejum parecem aumentar a plasticidade sináptica e promover o crescimento de neurônios, enquanto também pode diminuir o risco de desenvolver doenças neurodegenerativas e melhorar a função cognitiva.

Estamos falando aqui de passar 16 horas sem comer todos os dias, ou então fazer um jejum de 24 horas uma vez por semana.

Quer saber mais sobre jejum intermitente, e como fazê-lo? Este artigo do Hype traz um guia completo, e este reúne o que a ciência sabe sobre a prática até agora.

Viajar

Viajar possui diversas vantagens, incluindo belas paisagens e muito divertimento. Saber que conhecer novos lugares também pode promover neurogênese é simplesmente mais um motivo para fazer as malas com a maior frequência possível.

“Quando você expõe seu cérebro a um ambiente novo, complexo ou novo e difícil, ele literalmente reage. Essas situações novas e desafiadoras fazem com que o cérebro produza dendritos que aumentam a capacidade cerebral”, explica Paul Nussbaum, neuropsicólogo clínico da Universidade de Pittsburgh (EUA).

Aprender a tocar um instrumento musical

Diversas pesquisas já estudaram os benefícios de saúde da música e de tocar um instrumento, incluindo a promoção de neurogênese.

É importante notar que, enquanto aprender a tocar um instrumento musical funciona para promover a neurogênese na idade adulta, os maiores benefícios dessa atividade ocorrem na infância.

De acordo com o estudo, o aprendizado na infância pode resultar em mudanças duradouras na organização do cérebro. Crianças que começam a tocar um instrumento antes dos 7 anos possuem corpos calosos (a área do cérebro que permite a comunicação entre os dois hemisférios) significativamente maiores do que muitos adultos.

Ler romances

Um estudo da Universidade Emory (EUA) descobriu um aumento de conectividade nos cérebros de participantes que leram o mesmo romance (um livro de ficção).

A atividade aumentada foi observada em uma região que controla sensações físicas e movimento. De acordo com o principal autor da pesquisa, Gregory Berns, isso ocorre porque ler livros nos transporta para o corpo do protagonista.

Essa habilidade de “alteração” para outro estado mental é vital para promover neurogênese nessas áreas do cérebro. [BigThink]



[ad_2]

Source link

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Send message via your Messenger App