A dieta ocidental está ligada à acne adulta

Pesquisadores da Universidade de Paris (França) constaram que o consumo de produtos açucarados e gordurosos, bebidas açucaradas e leite parecem aumentar a acne no adulto. O novo estudo publicado na revista JAMA Dermatology associa a dieta ocidental ao aumento da acne nesse público que já não deveria sofrer com espinhas.

A equipe usou dados de 24 mil participantes, e observou que 50% dos adultos com mais de 25 anos em países ocidentais sofrem com a acne.

A acne é o resultado de acúmulo de células mortas e sebo entupindo os folículos capilares e é a doença inflamatória crônica de pele mais comum no mundo todo. Apesar de o rosto ser normalmente o local mais afetado por cravos e espinhas, elas podem aparecer em qualquer local com alto número de glândulas sebáceas: costas, peito e até região íntima.

Apesar de parecer problema pequeno, quem sofre com acne pode ficar com autoestima baixa e até ter depressão, nos casos mais graves. “É relatado que [a acne] tem as mesmas consequências emocionais, sociais e psicológicas que doenças crônicas como asma, artrose, epilepsia e diabetes”, escrevem os autores do trabalho.

Para tratar a acne, são usados desde ácido salicílico, antibióticos e retinoides, mas esses pesquisadores argumentam que talvez a solução esteja simplesmente na dieta: coma menos açúcar, gordura e laticínios.

É importante frisar que a dieta não é o único fator que resulta em acne crônica e persistente. Desequilíbrios endócrinos e predisposições genéticas também são fatores importantes. Expor-se à poluição, cosméticos e usar tabaco também contribuem para isso.

O estudo

Os pesquisadores classificaram os 24 mil participantes do famoso estudo NutriNet-Santé em grupos com diferentes idades, índices de massa corporal, níveis de educação, atividade física e sexual, histórico médico e consumo de cigarro. Tudo isso foi relacionado com doze grupos alimentares incluindo leite, chocolate amargo, cereais refinados, vegetais, carne e bebidas açucaradas.

Os resultados foram claros: parece haver uma ligação entre a acne do adulto e o consumo de alimentos gordurosos e açucarados e também do leite, todos presentes da dieta ocidental.

Possíveis explicações

Dietas com alto índice glicêmico elevam os níveis de fator de crescimento semelhante à insulina-1 (IGF-1) e insulina, o que aumenta os níveis de estresse oxidativo e inflamação. O aumento do IGF-1, por sua vez, estimula a produção de andrógenos, produzindo níveis mais altos de sebo, uma substância oleosa e amarelada relacionada à acne.

Mas o que o leite de vaca tem a ver com isso? O consumo de leite aumenta a produção de IGF-1 pelo fígado; beber leite tem efeitos semelhantes aos de comer uma refeição com alto índice glicêmico. [Big Think]



[ad_2]

Source link

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Send message via your Messenger App