Burger King vai lançar opção vegetariana do seu famoso hambúrguer Whopper

A rede de fast food Burger King vai introduzir esta semana uma versão do seu famoso “Whopper” feito com um hambúrguer vegetariano da startup Impossible Foods no cardápio.

Chamado de “Impossible Whopper”, a tentativa representa a
maior oportunidade de validação e expansão para uma indústria jovem que procura
imitar e substituir a carne com alternativas baseadas em plantas.

Inicialmente, o lanche estará disponível em 59 restaurantes
na área de St. Louis, nos EUA. A empresa tem planos de expandi-lo rapidamente
para todas as filiais do país, no entanto, se tudo ocorrer como esperado.

Igual?

O diretor de marketing do Burger King, Fernando Machado,
disse que, até agora, nos testes da empresa, os clientes e até mesmo os
funcionários não conseguiram perceber a diferença entre o Whopper tradicional e
o vegetariano.

“Pessoas da minha equipe que conhecem o Whopper por dentro e
por fora experimentaram e tiveram dificuldade em diferenciar qual é qual”,
disse Machado ao New York Times.

A expectativa da cadeia de fast food é de que o Impossible Whopper
seja muito mais do que um produto de nicho. Essa é uma opção muito melhor que um
antigo hambúrguer vegetariano disponível no menu da rede, que não foi feito
para reproduzir o sabor e a experiência de comer carne.

O Burger King cobrará cerca de um dólar a mais pela versão
sem carne de seu hambúrguer. Como se para enfatizar que o produto é para todos
ao invés de veganos comprometidos, a rede irá manter a maionese que vem em cima
de todos os Whoppers.

Segundo Machado, a empresa viu o aumento do número de clientes
que querem cortar seu consumo de carne, especialmente a bovina e, com o
Impossible, encontrou uma maneira de satisfazer essa demanda sem certas perdas
que tradicionalmente vêm com alternativas vegetarianas.

Do que o Impossible é feito

A Impossible Foods já vende seu hambúrguer na rede americana
White Castle, em suas mais de 380 lojas, desde o final do ano passado. Mas um
lançamento nos 7.200 locais do Burger King nos EUA levaria a empresa a outro
patamar.

Fundada em 2011 por Pat Brown, ex-professor da Universidade
de Stanford (EUA), a companhia tem o objetivo explícito de diminuir a
dependência mundial da agricultura animal. Enquanto o próprio Brown se tornou
vegano motivado por seu desconforto com os custos éticos, de saúde e ambientais
da carne, ele acredita que os consumidores só fariam uma mudança se tivessem um
produto que satisfizesse seus desejos por carne bovina.

“Todo o nosso foco está em fazer produtos que entreguem
tudo com o que os amantes da carne se importam”, disse ao New York Times.

Várias empresas estão agora à procura de alimentos à base de
plantas que imitam a carne. A concorrente de Brown, Beyond Meat, baseou seus
produtos em proteína de ervilha e suco de beterraba, para dar aos hambúrgueres
uma aparência sangrenta.

A maior inovação da Impossible veio do uso do grupo de proteínas
heme, ricas em ferro, que a empresa acredita ser responsável por grande parte
do sabor característico da carne. Brown descobriu uma maneira de cultivar heme
a partir das raízes das plantas de soja e produzi-lo em massa usando levedura. Esse
ingrediente é combinado com outros vegetarianos que se destinam a dar ao hambúrguer
a mesma textura da carne moída.

Melhor para o meio ambiente e para a saúde

Para Brown, a Impossible atende amplamente seu desejo de criar
uma alternativa ambientalmente consciente à carne. A produção de carne é um dos
maiores contribuintes individuais para a mudança climática, e o processo da
Impossible cria apenas uma fração dos gases de efeito estufa que os
tradicionais hambúrgueres produzem, de acordo com uma análise encomendada pela
empresa.

O sucesso da Impossible não veio sem controvérsia, no entanto.
Um grupo ambientalista pequeno criticou a companhia por levar seus novos
ingredientes ao mercado sem testes adequados. Ao mesmo tempo, a organização sem
fins lucrativos PETA (em português, “Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais”)
acusou a Impossible de testar seu produto em ratos.

Os criadores de gado, por sua vez, reclamaram da companhia chamar
seu produto de carne e promoveram legislação estadual para limitar o modo como
a Impossible e outras empresas de carnes alternativas podem se vender.

Produção em massa

O hambúrguer da Impossible tem feito sucesso com o público. Depois
que a White Castle adicionou o hambúrguer em seu menu em setembro do ano
passado, as vendas foram fortes o suficiente para que a rede anunciasse que o adicionaria
permanentemente ao seu cardápio em dezembro.

Agora, a companhia enfrentará o desafio de aumentar sua
produção para atender à nova demanda. No mesmo dia em que o Burger King
apresentará seu Whopper vegetariano em St. Louis, um hambúrguer feito com a mistura
Impossible será apresentado em todos os 570 locais da cadeia de fast food Red
Robin, com sede na Costa Oeste dos EUA.

Brown acredita que a empresa, com 350 funcionários, será
capaz de atender aos pedidos em sua atual fábrica em uma área industrial perto de
Oakland, na Baía de São Francisco. Eles já adicionaram uma segunda linha de
produção dedicada aos hambúrgueres do Burger King.

A carne à base de vegetais para o Burger King será feita com a mesma receita dos outros produtos da Impossible, mas foi reformulada para se assemelhar ao formato do Whopper. No Burger King, o Impossible Whopper será preparado exatamente da mesma forma que o tradicional, com pão de gergelim, e envolto uma embalagem branca com a marca da companhia. [NYTimes]



[ad_2]

Source link

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Send message via your Messenger App