como usar da maneira mais segura para a audição

O uso de fones de ouvido só aumenta com o crescimento da dependência do uso da tecnologia móvel. Fones de ouvido são muito úteis para você curtir sua música sem incomodar ninguém ou bater papo sem usar as mãos. Você também pode se isolar na sua bolha de som para se concentrar em uma atividade sem distrações sonoras. São extremamente convenientes, não há dúvida. Mas fones de ouvido são seguros para a sua audição? Você deve dar um tempo de vez em quando? Qual é a maneira mais saudável de usar os fones de ouvido?

O som causando perda da audição

O som é um método fundamental que utilizamos tanto para comunicação quanto orientação. Mas seus ouvidos são extremamente sensíveis aos sons que recebe.

As duas estruturas principais do ouvido danificadas pelo som alto

No ouvido há minúsculas estruturas que se parecem com pelinhos conhecidas como células ciliadas. Essas células são especializadas a enviar o som dos ouvidos ao cérebro para processamento. Sons muito altos podem danificar essas células para sempre e o funcionamento da transmissão do som deixa de ocorrer. Outros prejuízos podem ser causados na conexão das células ciliadas com as células nervosas. E adivinha uma causa comum disso: som muito alto.

Células ciliadas do ouvido interno de um porquinho d índia
Células ciliadas do ouvido interno. Crédito: Dr David Furness/(CC BY-NC 4.0)

Como saber se o som está muito alto?

Para você ter uma idéia um soprador de ou um cortador de gramas costumam gerar som a mais de 85 dB. Nesse volume sua audição pode ser danificada se a exposição durar mais de duas horas. Exposição a sons de 105 a 110 dB pode causar danos em apenas cinco minutos. Há pouca chance de sons com menos de 70 dB danifiquem a audição de maneira significativa.

Qual a potência dos fones de ouvido?

Um aspecto fundamental que você não deve esquecer é que os fones de ouvido chegam a 105-110 dB, no máximo. Por que é importante? Porque o volume máximo dos fones ultrapassa o limite em que a audição é danificada tanto em crianças quanto em adultos! Lembre-se que estes dispositivos aparentemente inócuos podem ser usados de maneira danosa para a sua saúde caso esteja exagerando no volume.

Quanto tempo é tempo demais?

O fator volume em dB não é o único prejudicial aqui; o tempo de exposição também conta, e muito. Basicamente, quanto mais alto o som maior o potencial de dano com menos tempo de exposição. Há normas trabalhistas que obrigam empresas a fornecerem protetores auriculares caso a exposição no trabalho seja maior do que 85 dB por oito horas.

Oito horas parece muito tempo! Mas fones de ouvido com som um pouco mais alto que isso alto danificam a audição em menos de uma hora e as situações em que eles são usados por tempos mais longos que esse são bem comuns, você sabe.

Como usar fones de ouvido com segurança e sem danos a sua audição

Se você estiver ouvindo o som em um volume confortável pode continuar ouvindo por tempo ilimitado. Em outros casos a duração do uso deverá ser regulada com a altura do volume do dispositivo.

A audição pode sofrer danos através da combinação entre excesso de volume com e muito tempo de exposição. Portanto essas dicas vão ser úteis para você ter uma audição saudável por mais tempo:

  • Fique atento ao volume e a quando tempo está ouvindo com os fones.
  • Depois de uso por longo tempo faça uma pausa e sempre se esforce por ouvir em um volume confortável.
  • Prepare-se: sempre que participar de um show, balada ou for ao estádio lotado de torcedores leve protetores auriculares. A opção mais simples é barata e feita de espuma viscoelástica que se molda quando é inserido no ouvido.
  • Se quiser descobrir se já sofre de qualquer perda auditiva, quiser monitorar sua audição ou tiver mais dúvidas sobre o uso de fones não deixe de consultar um otorrinolaringologista.

A saúde dos seus ouvidos é tão importante para você quanto complexa. Atos simples pode ajudar a proteger a longevidade da sua audição enquanto usa fones de ouvido. [Harvard Health Publishing]

[ad_2]

Source link

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Send message via your Messenger App