Essas dez atitudes podem ajudar nos momentos de solidão

Provavelmente, em algum momento, você já sentiu solidão.
A quantidade de pessoas que sentem assim pode ser considerável. Pelo menos, é o
que mostra uma pesquisa divulgada neste mês pela organização americana de
serviços de saúde Cigna.

De acordo com a pesquisa, realizada com 10 mil americanos
adultos, 61% deles podem ser considerados solitários. Isso, com base na UCLA
Lonliness Scale, uma escala de solidão desenvolvida pela Universidade da
Califórnia. Essa metodologia avalia a frequência com a qual uma pessoa se sente
desconectada das demais.

Uma pessoa pode se sentir solitária mesmo quando
acompanhada. Isso porque esse estado está mais ligado com sentir-se assim do
que de fato estar desacompanhada. O psicólogo David Narang disse ao HuffPost que
isso está mais ligado com a profundidade das conexões emocionais do que com a
quantidade de pessoas com as quais convivemos.

O ex-cirurgião geral dos Estados Unidos, Vivek Murtbhy,
falou em 2017, que a solidão é uma epidemia em expansão, embora estejamos mais
conectados do que nunca. Ele ainda considerou o trabalho como sendo parte do
problema.

A solidão pode aumentar os riscos de depressão, ansiedade
e doença cardiovascular, além de diminuir a expectativa de vida. Levando esses
aspectos em consideração, o HuffPost pediu conselhos a especialistas em saúde
mental para quando alguém sente estar em um estado de solidão. Veja a lista.

1. Tentar não julgamento

A terapeuta Megan Bruneau destacou que a dor provocada
pela solidão pode ser potencializada se nos criticarmos pelo que sentimos. Ela lembra
que quando uma pessoa faz um autojulgamento e se abandona, pode criar um
sentimento de vergonha e ansiedade que vai resultar em solidão.

A terapeuta sugere substituir essas atitudes por
compaixão. É importante compreender que esse sentimento é normal e não
resultado de uma falha sua ou por não ter quem ame você.

2. Solidão é comum e não vai durar para sempre

Há diversas pessoas no mundo sentindo solidão também.
Esse sentimento não é sinônimo de patologia e vai passar.

3. Conecte-se com outras pessoas

Embora você possa sentir que ninguém se importa com você,
é importante lembrar que provavelmente se sentirá melhor ao estabelecer conexão
com outras pessoas. Dentro dessa perspectiva, entre em contato com amigos ou
parentes. Fale com outras pessoas pessoalmente ou compartilhe on-line, sugere
Bruneau.

4. Entre em contato com a natureza

Andar ao ar livre em um parque ou próximo à natureza é a
sugestão do ex-presidente de organização dedicada a combater a solidão com
arte, UnLonely Project, Jeremy Nobel. Além disso, Bruneau indica passar um
tempo com animais.

5. Menos tempo dedicado ao telefone

Priorizar as interações presenciais em vez de passar o
tempo olhando as mídias sociais. Para Narang passar horas vendo fotos especialmente
selecionadas por outras pessoas para mostrar o melhor delas nas publicações,
pode aumentar o sentimento e solidão.

Mas se você usar essas mídias para convidar alguém para
passar um momento junto, então elas podem servir para diminuir a solidão.

6. Use a criatividade

Para Nobel, atividades artísticas podem ser reconfortantes
em um momento de solidão. O sofrimento pode ser transformado em beleza com a
leitura de um poema, tricô, pintura, ou escultura, por exemplo.

7. Pense em alguém que ama você

Depois de escolher alguém que se importa muito com você
faça perguntas sobre como esse amor foi demonstrado, ou momentos em que
realmente recebeu apoio. Narang lembra que se você recebeu esse amor é porque mereceu,
não apenas por bondade dessa pessoa.

8. Procure se conectar com um estranho

9. Inscreva-se em atividades de grupo

Ao participar de aulas ou grupos você abre espaço para
possíveis conexões mais profundas.

10. O que sua solidão quer dizer

Em vez de procurar se livrar desse sentimento, olhe para
sua solidão, por mais desconfortável que seja.

Narang sugere que as pessoas tentem perceber como são
afetadas pela solidão, para depois de algum tempo começar a ter clareza sobre
quais ações desejam realizar. Decisões feitas em momento de calma tendem a ser
mais efetivas do que aquelas feitas em momento de estresse.

Pedido
de ajuda

Como já foi dito, a solidão não é sinônimo de patologia. Mas se for persistente e representar uma barreira, pode ser necessário procurar ajuda. Narang destaca que a solidão prolongada pode aumentar o risco de desenvolver diversos problemas de saúde.

Em vez de aumentar o isolamento, os profissionais sugerem que a pessoa que sente solidão entre em contato com amigos, parentes, ou um profissional da área de saúde. [Huff Post, Cigna, Harvard Business Review]



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