O que vem a ser Litotripsia Extracorporea?

Trata-se de um procedimento para fragmentação de cálculos (pedras) das vias urinárias não invasivo. É um tratamento por emissões de ondas de choque eletrohidráulico direcionado exclusivamente para o cálculo a ser fragmentado sem cortes e sem internação em 99% dos casos. É um procedimento seguro, muito tolerável e tranquilo.

Litotripsia Extracorpórea é Laser?
Não. São emissões de ondas de choque.

Qualquer cálculo pode ser fragmentado pela Litotripsia Extracorpórea?
A principio sim. O Procedimento pode ser feito em qualquer cálculo e em qualquer localidade das vias urinárias. Rim, Ureteres e Bexiga. Porém existem alguns cuidados em cálculos obstrutivos no ureter ou cálculos acompanhados de infecção urinária. Nestes casos o tratamento com antibioticoterapia é indicado antes, durante e depois do procedimento. A avaliação prévia do urologista é de suma importância. Cálculos calicinais ou ureteral menores de 1 cm tem resultados melhores. Cálculos maiores de 1cm também podem ser fragmentados facilmente, porém em alguns casos requerem mais de uma aplicação e com acompanhamento do urologista.

O procedimento de Litotripsia Extracorpórea é doloroso?
O procedimento é muito bem tolerado. Vai depender muito da localização do cálculo e do grau de obstrução com cólicas prévias, mas em 90% dos casos o procedimento é bem tolerado ou sem dor.

É necessário anestesia para o procedimento de Litotripsia Extracorpórea ?
Em 90% dos casos não. A anestesia é indicada para os casos em crianças ou adultos muito sensíveis ou intolerantes a mínima dor. Também em pacientes Psiquiátricos.

A Litotripsia Extracorpórea tem contra indicação?
Sim,nos casos de mulheres grávidas e nos casos em que o cálculo está obstruindo as vias urinárias associado a infecção urinária grave. Pacientes portadores de marca passo é necessário acompanhamento do cardiologista pois o mesmo pode ser desprogramado.

O que acontece após o procedimento de Litotripsia Extracorpórea?
A intenção é a fragmentação do cálculo em pedaços muito pequenos ou areia para sua eliminação, então é comum a hematória (sangue na urina) logo após o procedimento por 1 a 2 dias. Cada caso é um caso,em cálculos fragmentados totalmente ou em areia que desobstruem o canal ureteral o alívio da dor é imediato e a eliminação pela urina é feita sem grandes transtornos. Em cálculos fragmentados parcialmente ainda poderá ocorrer dores ou cólicas até sua total eliminação, porém não é o mais comum e sim o alivio imediato da dor na maioria dos casos.

Cálculo de vesícula biliar pode ser fragmentado pela Litotripsia Extracorpórea?
Os cálculos de vesícula biliar não são indicados para a Litotripsia Extracorpórea pelo risco de obstrução do canal colódoco tendo o risco de uma patologia grave com isso que é a icterícia obstrutiva, uma patologia de alto risco. Portanto a Litotripsia Extracorpórea tem sua indicação para fragmentação de cálculos das vias urinárias que serão eliminados pela urina sem maiores complicações.

Litotripsia Extracorpórea é só indicado para cálculos de cálcio?
Não. Os cálculos de oxalato de cálcio representam 70% dos cálculos das vias urinárias e são os mais comuns e de melhores resultados. Cálculos de ácido úrico e uratos também têm sua indicação com excelentes resultados. Um tipo mais raro e de maior dureza que são os cálculos de cistina são os mais difíceis de fragmentação, porém, felizmente, são raros.

O que acontece no caso de não fragmentar o cálculo pela Litotripsia Extracorpórea?
Nestes casos outros meios serão utilizados para a retirada do cálculo e a desobstrução das vias urinárias. Dependendo da localização e do tamanho do cálculo poderá ser utilizado o procedimento de Nefrolitotrisia Percutânea para cálculos maiores de 1cm e localizados nos rins ou bacinetes renal ou ainda o procedimento de ureterolitotripsia endoscópica nos cálculos localizados nos ureteres, ambos procedimentos invasivos,com anestesia e internação. Cirurgia aberta convencional será indicada em último caso.

Cálculos de Bexiga podem ser fragmentados pela Litotripsia Extracorpórea?
Sim e com bons resultados. Em caso de não fragmentação destes cálculos pela sua dureza ou por múltiplos cálculos, a cirurgia aberta convencional é indicada.

Send message via your Messenger App