Mascar chiclete ajuda a perder peso?

Talvez você já tenha ouvido falar que mascar chiclete ajuda a perder peso. Será?

A resposta mais correta, cientificamente, é talvez. Alguns estudos
descobriram que pode ser útil, outros que não faz diferença.

Prós

Mastigar um pedaço de chiclete não vai magicamente ajudá-lo
a perder peso. O ato em si não queima muitas calorias, e não vai desfazer as
calorias que acabou de consumir de outras refeições.

Ainda assim, para alguns indivíduos, o chiclete pode ser uma
boa estratégia quando se trata de perder peso, especialmente se auxiliá-los a
evitar lanches no meio do dia ou tarde da noite, e a substituir a sobremesa.

De acordo com a nutricionista Keri Gans, o chiclete pode ser
uma ferramenta benéfica de duas maneiras. “Colocar algo açucarado na boca
depois de comer pode sinalizar que a refeição acabou. Alguns precisam de algo
doce no final de cada refeição e vão procurar por sobremesa. O chiclete talvez consiga
resolver o problema e te poupar as calorias que você poderia ter consumido em
uma casquinha de sorvete ou um pedaço de bolo”, explica.

Para outros, especialmente aqueles que anseiam por lanches
entre as refeições e pastam durante o dia para não comer em excesso, mascar
chiclete pode manter a boca ocupada. Por exemplo, um estudo concluiu que o
chiclete pode suprimir o apetite, especialmente o desejo de comer doces. Especificamente,
aqueles que mascaram chiclete consumiram cerca de 40 calorias a menos na
próxima refeição.

Contras

Em outras pesquisas, no entanto, o chiclete não pareceu
influenciar o apetite ou a ingestão de alimentos. Além disso, as pessoas podem acabar
consumindo mais calorias de alimentos menos nutritivos quando finalmente comem.

Por exemplo, em um experimento, mascar chiclete regularmente
por oito semanas não ajudou a facilitar a perda de peso em adultos com
sobrepeso e obesidade.

O que essas descobertas podem sugerir é que os efeitos do
chiclete podem diferir de pessoa para pessoa e depender da personalidade
alimentar. “Se você é alguém que trabalha em casa e se vê vagando pela
cozinha muitas vezes, ou se você visita com frequência uma cozinha de
escritório cheia de lanches, mastigar um chiclete pode ajudar”, disse
Gans.

E o chiclete não substituirá necessariamente um lanche da
tarde, especialmente se já passou muito tempo desde que você almoçou. Ele não fornece
energia, como comer um iogurte ou uma fruta, por exemplo.

Conclusão

Se você não tem o hábito de mascar chiclete, simplesmente não
precisa começar agora.

Se acha que pode ser útil, porém, escolha uma goma sem
açúcar. Ela está associada ao aumento da saciedade e, como é feita de álcoois
de açúcar, em vez de açúcar, contém menos 5 calorias.

Mastigar goma sem açúcar também é benéfico para os dentes:
aumenta o fluxo de saliva, lavando os ácidos produzidos pelas bactérias na
placa, o que diminui o risco de cáries.

Vale observar que, embora a maioria das pessoas possa
tolerar álcoois de açúcar em pequenas quantidades, em grandes pode levar a
inchaço e diarreia. Limite a quantidade de chiclete que você masca por dia.



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