o que acontece com o seu corpo quando você exagera?

Qual foi a última vez que você comeu tanto, mas comeu muito, a ponto de se empanturrar? No último churrasco de família? Na noite da pizza? No reveillón? No almoço de ontem? Inúmeros estudos investigaram o que acontece com o seu corpo quando consome alimentos altamente calóricos em excesso: acúmulo de gordura, problemas de controle hormonal, problemas musculares e na gordura corporal.

Mas não sabemos muito sobre como o corpo reage durante indulgências ocasionais de excesso de alimentos ou se elas podem causar danos a saúde, que foi o objetivo de um estudo recente publicado na Cambrige University Press.

Nossos corpos sempre estão disponíveis para comer muito e acumular muita gordura em pouco tempo quando abusamos nas calorias diárias. E isso não é bom já que mesmo um 24 horas de abusos alimentares podem ter resultados ruins para o metabolismo do seu corpo.

A última pesquisa avaliou o que acontece com o corpo após a refeição quando continuamos comendo mesmo depois de estarmos satisfeitos.

Comer muito: o estudo da pizza

pizza: comer demais

Os pesquisadores deram pizza para 14 voluntários (homens saudáveis entre 22 e 27 anos de idade) e disse para comerem até alcançarem a saciedade. Cada um comeu uma média de 1500 calorias. Um pouco menos do que uma pizza grande.

Em um dia diferente os pesquisadores mandaram os voluntários comerem até não aguentarem mais, muito além do ponto em que estavam satisfeitos. Eles comeram o dobro, em média (3 mil calorias). Mas alguns dos voluntários tiveram a capacidade de ingerir quase 2,5 pizzas grandes (4.800 calorias).

Isso indica que quando estamos satisfeitos estamos na metade da nossa capacidade de ingestão total.

A surpresa dos pesquisadores

A hipótese dos pesquisadores é de que o corpo tivesse dificuldade em lidar com o exagero na ingestão de calorias e que a pressão sanguínea e os níveis de açúcar no sangue disparassem. Mas estavam enganados.

Os níveis de açúcar no sangue dos voluntários foi monitorado com regularidade nas horas seguintes e apesar da tremenda diferença do volume de comida consumido na segunda refeição o aumento do açúcar no sangue foi pequeno.

Um saudável metabolismo é aquele que consegue manter a gordura e o açúcar em níveis normais no sangue. Problemas em manter estes níveis podem prever o risco de várias doenças como problemas cardiovasculares e diabetes tipo 2.

Nos voluntários saudáveis que realizavam atividades físicas o corpo consegue manter os níveis de gordura e açúcar do sangue em níveis controlados, apesar do corpo ter que trabalhar um pouco mais no caso de indulgências ocasionais para controlar o metabolismo.

Houve maior liberação de hormônios do pâncreas e outros órgãos digestivos e o ritmo cardíaco acelerou o que indica que o corpo estava se esforçando mais do que o normal.

Os voluntários apresentaram menos energia, sono e pouca vontade de comer doces, mesmo depois de quatro horas de se empanturrarem de pizza.

Comer muito em uma única refeição faz mal?

O excesso ocasional não parece ser danoso para a saúde, de acordo com estes resultados.

Mas comer muito em várias refeições repetidamente é perigoso e pode causar síndrome metabólica que é uma mistura de obesidade, diabetes e hipertensão. Ou seja, o corpo humano perde a capacidade de reagir.

Os resultados mostraram que o metabolismo tem uma excelente capacidade de lidar com o excesso ocasional de calorias, ao menos nestes 14 indivíduos saudáveis e fisicamente ativos.

Adaptação evolutiva

Os corpos humanos são extremamente adaptáveis já que, no nosso histórico evolutivo, passamos fome de tempos em tempos e uma grande refeição, como uma árvore cheia de frutas, por exemplo, poderia ser uma oportunidade rara que deveria ser aproveitada a todo custo.

É importante lembrar que o estudo foi realizado com indivíduos saudáveis e fisicamente ativos e que ingerir mais calorias do que o necessário com regularidade pode causar danos a saúde como obesidade, diabetes tipo 2 e pressão alta.

Mais detalhes:

Último vídeo do nosso canal: 33 comparações que mostram quão gigantes são certos animais

[ad_2]

Source link

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Send message via your Messenger App