Por que homens têm barba e as mulheres não?

Você já se perguntou por que homens têm barba e a maioria das mulheres não (vamos excluir, por enquanto, as “incríveis mulheres barbadas” dos circos antigos)? Nós temos a resposta!

Toda a culpa é dos hormônios. Enquanto crianças, tanto meninos quanto meninas possuem um pêlo suave, quase transparente, tanto na face quanto no resto do corpo. Quando a puberdade começa, como todos sabem, as coisas começam a mudar.

O papel dos hormônios na barba masculina

Hormônios chamados de androgênios, que estão presentes em ambos os sexos, estimulam os fios transparentes a ficarem mais grossos e escuros – por isso os pêlos pubianos e nas axilas começam a aparecer. Mas os homens possuem maiores quantidades de androgênios, então aparecem mais pêlos neles do que nas mulheres.

Então, na face, a barba começa a aparecer sobre os lábios, na forma daquela “penugem”, que depois vira bigode e depois se espalha para o queixo e para parte das bochechas.

As mulheres que apresentam barba, simplesmente têm mais testosterona e androgênio no organismo.

Apesar da testosterona e do androgênio estimular o crescimento dos pêlos é a genética que controla a quantidade de barba que cada rapaz vai ter. Então se você quer ter barba e não consegue, culpe sua árvore genealógica. [Life’s Little Mysteries]

Porque os homens tem barba, evolutivamente falando

Assim como os homens tem grande força para socar os adversários na cara um estudo experimental recente revelou uma resposta incomum do porque os homens tem barba: para absorver golpes de oponentes.

Os pesquisadores Ethan Beseris, Steven Naleway e David Carrier conduziram um experimento bastante criativo para testar os efeitos de uma barba fofinha na proteção da mandíbula e cérebro dos homens. Eles utilizaram fibra de vidro para simular o osso humano e pele de carneiro com pelo longo, curto ou depilado para imitar uma face com ou sem barba. Um peso derrubado sempre da mesma altura agiu como um soco, e a distribuição do impacto foi medida em cada caso

Veja como foi o experimento:

[ad_2]

Source link

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Send message via your Messenger App