Vírus da gripe com “potencial pandêmico” encontrado na China

Cientistas na China encontraram uma nova cepa de vírus da gripe suína com capacidade de gerar uma nova pandemia, de acordo com um estudo publicado nesta segunda-feira na revista científica PNAS .

Chamado de G4, o vírus é descendente genético do vírus H1N1 que gerou surtos pandêmicos em 2009.

A cepa possui “todas as características essenciais de ser altamente adaptada para infectar seres humanos”, concluíram os autores, pesquisadores de universidades na China e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças chinês.

Os cientistas realizaram inúmeras experiências em animais, incluindo furões, que são muito úteis em estudos de gripe por apresentarem sintomas similares aos humanos como febre, espirros e tosse.

A equipe observou que o G4 era altamente infectante, com rápida replicação em células humanas que causa sintomas graves em furões.

Outro resultado negativo dos experimentos é que imunidade que humanos receberam por contrair gripe sazonal não dá proteção contra o novo G4.

A pesquisa descobriu que mais de 10% dos 30 mil porcos testados já haviam sido infectados.

Os exames também mostraram que 4,4% da população geral também parecia ter sido exposta.

Isso quer dizer que o vírus já ultrapassou a barreira dos animais a humanos, no entanto ainda não existem evidências de tenha capacidade de ser transmitido entre humanos – a maior preocupação dos pesquisadores.

“É preocupante que a infecção humana pelo vírus G4 promova a adaptação humana e aumente o risco de uma pandemia humana”, redigiram os cientistas.

Os autores solicitaram urgentes medidas no monitoramento das pessoas que trabalham com suínos.

“O trabalho é um lembrete salutar de que estamos constantemente em risco do surgimento de novos patógenos zoonóticos e que animais de criação, com os quais os seres humanos têm maior contato do que com a vida selvagem, podem atuar como fonte de importantes vírus pandêmicos”, afirmou James Wood, professor da Universidade de Cambridge e chefe do departamento de medicina veterinária .

Infecção zoonótica é gerada por um patógeno que pulou de um animal não humano para um humano. [Science Alert]